terça-feira, 29 de março de 2011

Planos de Aula - Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


  • Compreender a importância de revisar a escrita de palavras.



  • Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.




Duração das atividades



Uma aula de 50 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno







Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a
compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.




Estratégias e recursos da aula



1 – Situações com R.



OBJETIVOS:



Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.




PROCEDIMENTOS:



- Organize um ditado diferente. Neste, as crianças deverão escrever o nome da imagem que você mostrar. Coloque em um saquinho figuras como as sugeridas a seguir:





Obs: Imagens sugeridas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.




- Prepare uma matriz com uma lista de palavras com R. Selecione palavras que iniciam e terminam com R, contemple também palavras em que o R posiciona-se no início e no meio da sílaba e, por fim, palavras que possuam dois Rs.



Nesta matriz, as palavras devem estar em quadrinhos/tabela, de modo que as crianças possam recortar.



O desafio é que observem as palavras, organizando grupos. O propósito é a percepção da sonoridade ocupada pelo R conforme a sua posição na palavra. Tal análise possibilita que apreendam que há relação entre a sonoridade do R, seu “lugar” na palavra e a maneira de grafar.



Oriente que deverão apresentar uma justificativa para a organização proposta.




Dicas:



Caso considere a observação e elaboração da justificativa difícil para seu grupo, desenvolva a atividade em duplas ou no máximo grupo de quatro.



Professor, ao selecionar as palavras, evite grupos semânticos, pois assim evitamos que as crianças façam uma classificação por sentido e não por suas características sonoras e gráficas.



SUGESTÕES DE PALAVRAS:



PALAVRAS QUE INICIAM COM R – rato, Ricardo, relógio, recado, repouso.




PALAVRAS QUE TERMINAM COM R – andar, comer, falar, puxar, cair.



R NO MEIO DA SÍLABRA - brinco, brincadeira, trator, tropeiro, trajeto.



R NO FINAL DA SÍLABA – uniforme, transformado, organizado, argumento. RR – carro, corrida, carroça.



ATENÇÃO: ao concluir esta atividade, esclareça ao grupo que o trabalho foca a especificidade assumida pela letra R de acordo com a sua posição na palavra.




2 – Estudo dos grupos



OBJETIVOS:



Observar regularidades sonoras.



PROCEDIMENTOS:




- Oriente um Para Casa em que deverão levar, no encontro seguinte, palavras com R. Cada criança deve levar, no mínimo, cinco palavras, sendo estas retiradas de jornais ou revistas. ATENÇÃO: Não será preciso que as palavras pesquisadas sejam organizadas em grupos, como na atividade anterior.



- Solicite que todos coloquem sobre a carteira as palavras pesquisadas no Para Casa. Em seguida, fixe no quadro-negro uma folha de papel Kraft com o título – PALAVRAS QUE INICIAM COM R. De modo autônomo, cada criança deverá identificar entre as palavras pesquisadas aquelas que iniciam com R, como orienta o cartaz fixado no quadro-negro. De modo organizado, quem possuir palavras com esta característica deverá ir à frente, ler a(s) palavra(s) e, em seguida, fixá-las no cartaz.



Com todas as palavras deste grupo fixadas, leia para as crianças a lista que construíram. Selecione algumas delas e peça que repitam em voz alta, se possível cada uma delas deve ter o R seguido de todas as vogais (EXEMPLO: rato, retrato, Ricardo, roupa, rústico). Em seguida, solicite que reproduzam apenas o som do R, som este produzido na “garganta”, arranhando a garganta. Assim, reflitam sobre o som assumido pelo R, sempre que localizado no início da palavra, independente da vogal que antecede.



- Oriente um registro (deverá ser feito no caderno) sobre a análise desenvolvida. Ainda no caderno, cada criança deverá anotar uma lista de cinco palavras que iniciam com R. Preferencialmente, palavras que ainda não foram trabalhadas.




ATENÇÃO: Este exercício do papel Kraft, fixado no quadro-negro, bem como reflexão e registro, devem ser repetidos para todos os grupos trabalhados, ou seja, palavras que iniciam com R, terminam com R, que tenham R no meio e no início da sílaba e, por fim, RR.




  • No caso das palavras que terminam com R, deverão apreender a sonoridade, de modo similar às que iniciam com R. Se julgar pertinente você poderá, ainda, refletir com o grupo que, normalmente, as palavras terminadas com R sugerem verbos de ação (falar, cantar, sorrir, correr etc.).


  • As crianças devem perceber que as palavras que possuem R no meio ou início da sílaba “fazem a língua tremer no céu da boca” (trabalho, graveto, prefeito, sonoridade etc.). É interessante fazer uma reflexão sobre as palavras em que o R consta no início da sílaba, porque o R no início da palavra seguido de vogal possui som diferente do R em início de sílaba, ainda que seja seguido de vogal.




EXEMPLO:



rico – r o som é produzido na garganta.



preferido – r o som é produzido “com a ponta da língua no céu da boca”.





  • As crianças devem saber que não há palavra que inicie ou termine com RR. Assim, quando o som do R surgir no “meio” da palavra, esta é escrita com RR e seu som será sempre “arranhando a garganta” (carro, corrida etc.). É importante que observem que o som é parecido com as palavras que iniciam com R, mas já que não há palavras que terminam ou iniciam com RR, sempre que o som for similar é sinal que se escreve com RR.



EXEMPLO



raposa – r o som é produzido na garganta.



carrapato – som de r produzido na garganta, mas no meio da palavra, portanto é rr.




Dica: Exponha no mural da sala, para consulta das crianças, todos os grupos trabalhados no papel Kraft. Junto a cada grupo de palavras, fixe também uma cópia do texto que sistematiza as observações apreendidas.



3 – Revisando palavras



OBJETIVOS:



Compreender a importância de revisar a escrita de palavras.




PROCEDIMENTOS:



Uma vez compreendida as observações trabalhadas no item dois, apresente atividades que os levarão a colocar em prática as estratégias apreendidas.



1 – Observe as figuras e escreva corretamente:






Obs: Imagens apresentadas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.



2 – Substitua os números pelas sílabas correspondentes e complete a poesia.



1- RE




2-RI



3-AR



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